O texto de Lúcia Santaella: “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano”, aborda o contínuo e intenso crescimento do uso das tecnologias nos mais diversos campos e seus possíveis efeitos para a sociedade em geral. No texto ela aborda as seguintes categorias:
§ As formações socioculturais;
§ Da cultura das mídias à ciber-cultura
§ A cultura digital e a moeda corrente da informação
§ Reações à ciberealidade
§ Desafios do pós-humano
Abordando o tema “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano”, Lúcia Santaella destacou que as tecnologias digitais estão transformando de maneira acelerada a sociedade, reduzindo as distâncias de pensamento. “A tecnologia é o grande pivô das transformações sociais e em meio a essas tecnologias, as mais importantes são as de comunicações”, afirmou. Nossa sociedade é vítima de uma passagem constante de troca de cultura. Para compreender melhor essas passagens, Lúcia Santaella dividiu em seu livro “Da Cultura das Mídias à Cibercultura: O Advento do Pós Humano” as eras culturais em seis formações: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital. Essa divisão não representa períodos culturais lineares. Quando há o surgimento de uma nova formação, a anterior não termina, ela se integra à nova e traz reajustes a serem feitos para o futuro. Alguns elementos, é claro, desaparecem como, por exemplo, o papiro, que foi substituído pelo telégrafo.
Acredito que estamos vivenciando todos as categorias citadas. Pois a primeira relação a ser feita é a de paridade da cultura e da tecnologia de comunicação de uma época. Essas se relacionam de forma a segunda sempre dominar a primeira. Ou seja, a nossa cultura vai sempre depender da tecnologia disponível e do nosso conhecimento sobre a mesma. Mas o artigo se prende mesmo é a outro fato, de que todo o avanço das tecnologias alterou o formato de como as mídias eram utilizadas. Essas tecnologias, equipamentos e as linguagens criadas têm como principal característica propiciar a escolha e consumo individualizados, em oposição ao consumo de massa. Por ter essa característica de ser individualizado, você pode estar na internet, no facebook, e terá diversas opções de outras formas de publicação de informações, como twitter, orkut e 4 Square.Ou seja,todo conteúdo relacionado ao o que você esta vendo está disponível para você.
Nos anos 80, houve uma multiplicação das mídias por conta de um grande aumento da união entre linguagens e meios. Sendo assim, as mídias passaram a produzir mensagens híbridas a fim de atingir a todos. Com o surgimento de novos equipamentos como, por exemplo, videocassetes, walktalk, walkman, videoclipes e videogames, tudo isso junto com o surgimento da televisão a cabo fez com que a linguagem que circulavam nesses meios mudasse. A era do consumo de massa chegava ao fim, enquanto que o consumo individualizado começava a entrar em foco. As novas mídias passaram a determinar uma audiência segmentada, devido à multiplicação de mensagens e fontes, a audiência se tornou mais seletiva, intensificando a segmentação e o relacionamento entre emissor e receptor.
http://plugadonapp.wordpress.com/2011/08/28/%E2%80%9Cda-cultura-das-midias-a-cibercultura-o-advento-do-pos-humano%E2%80%9D/
http://www.fapeam.am.gov.br/noticia.php?not=3184
Embora Santaella não use a terminologia de "categorias" ela se refere a diferentes "formações culturais", identificando seis eras culturais: a cultura da oralidade, a cultura da escrita, a cultura impressa, a cultura de massa, a cultura das mídias e a cultura digital. Cada uma delas tem características próprias, que você poderia identificar neste e em outros textos...
ResponderExcluirEstas formações culturais, como você observou, não são excludentes: o surgimento de uma não faz desaparecer completamente a(s) anterior(es).
Gilda,bom dia.concordo com sua colocação,até porque. se não expressei, foi exatamente o que entendi. as formações culturais citadas por Santaella faz uma conexão de culturas porque estão ligadas,embora as características sejam diferentes e: todos fazemos uso da cultura escrita e logo a impressa porque o que lemos está impresso,e etc.não é isso?
ResponderExcluir